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Introdução à Física:
A origem dessa ciência que trata das interações entre matéria e energia e que teve início na Grécia antiga unida ao pensamento filosófico.
“A ciência é feita de fatos, assim como uma casa é feita de tijolos,
mas um amontoado de fatos não é ciência, assim como um amontoado de tijolos não
é uma casa”.
Essa frase é do brilhante físico e matemático francês Henry
Poincaré, que descreveu o que para ele era “fazer” ciência. A ciência exige que
se colete dados, analise-os e interprete-os de forma bastante minuciosa, a
partir daí procura-se uma lei que represente o fenômeno estudado e cria-se uma
teoria, e quem sabe algum tempo depois essa teoria estará sendo aplicada em
novas tecnologias que contribuem para o bem-estar da sociedade.
Sob esse ponto de vista, a física é um dos ramos do conhecimento
mais bem sucedidos. Poucas áreas se destacaram tanto na produção de
conhecimento, aliado ao desenvolvimento tecnológico. Ela é uma ciência
experimental que trata da interação entre matéria e energia, é uma das chamadas
“ciências da natureza”. Ela envolve pesquisa, coleta e organização de dados e
formulação de hipóteses, essa maneira de estudar os fenômenos foi inaugurada
pelo físico italiano Galileu Galilei no século XVII, e é chamado de método
científico; antes o conhecimento se baseava em observações.
A história da física teve início com os filósofos gregos, como
Tales de Mileto, que provavelmente viveu por volta de 624 a.C. Já naquela época
ele conseguiu observar a propriedade elétrica da matéria ao perceber que uma
resina vegetal fossilizada, chamada âmbar, atraía pequenos pedaços de palhas e
folhas secas quando era atritada com lã e peles de animais. Outros filósofos ao
longo dos séculos também ocupavam-se com estudos de questões ligadas ao
movimento e ao tempo, entre eles está Aristóteles de Estagira (384 a.C – 322
a.C). Dessa forma, o conhecimento foi aumentando de forma exponencial e se
dividiu em diferentes áreas, entre elas a física.
Além dos filósofos gregos da antiguidade, muitos cientistas
deram grandes contribuições para o desenvolvimento da física, alguns com grande
destaque, entre eles podemos citar:
·
Nicolau Copérnico (1473 – 1543): foi quem anunciou o modelo
heliocêntrico, “colocando” o Sol no centro do sistema solar,
·
Tycho Brahe (1546 – 1601): utilizou de forma pioneira
equipamentos de medição para mapear posições de corpos celestes, contribuindo
imensamente com a astronomia.
·
Galileu Galilei (1564 – 1642): além de inaugurar o método
científico, estudou o movimento de corpos em queda livre.
·
Isaac Newton (1642 – 1727): com suas leis conseguiu explicar
praticamente todos os tipos de movimentos.
·
James Clerk Maxwell (1831 – 1879): uniu a eletricidade e o
magnetismo, dando origem ao eletromagnetismo.
·
Albert Einstein (1879 - 1955): publicou em 1905 três
extraordinários artigos: Teoria da relatividade restrita; Efeito fotoelétrico;
Movimento browniano.
É importante que se saiba que todos deram significativa
contribuição, o próprio Newton disse: “Se pude enxergar mais distante, foi
porque estive apoiado em ombros de gigantes”.
A física se desenvolveu tanto que acabou dividida em áreas:
Física Clássica e Física Moderna; na clássica estão os fenômenos que podem ser
explicados através das leis de Newton, já na física moderna estão fenômenos
relacionados às teorias surgidas a partir de meados do século XX, como a teoria
da relatividade e a mecânica quântica.
Didaticamente, a maioria dos autores acabam optando por uma
divisão que segue basicamente esta sequência: Mecânica, Termologia, Óptica,
Ondulatória, Eletricidade e Física Moderna.
·
Mecânica: estuda o movimento. É subdividida em: cinemática,
dinâmica, gravitação, estática e hidrostática.
·
Termologia: estuda os fenômenos térmicos. É subdivida em
termometria, calorimetria e termodinâmica.
·
Óptica: estuda os fenômenos ligados à luz e pode ser subdividida
em óptica geométrica e óptica física.
·
Ondulatória: estuda as ondas e engloba a acústica, que trata das
ondas sonoras.
·
Eletricidade: estuda os fenômenos elétricos e magnéticos, é
subdividida em eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo.
·
Física moderna: envolve a relatividade especial, a mecânica
quântica e a física nuclear.
Assim, se você está iniciando seus estudos em física, saiba que,
embora tenhamos uma divisão didática, só existe uma física e todas as áreas
estão relacionadas.
Conversão de
unidades é um processo fundamental e bastante aplicado na resolução de
problemas do dia a dia e na solução de muitos exercícios de Física.
·
·
A conversão de unidades na Física permite transformar as formas
de representação de uma grandeza de acordo com a necessidade. Para tanto, é
necessário que se conheçam as unidades estabelecidas pelo sistema internacional de unidades (SI) para
cada tipo de grandeza física.
·
·
Conversão de unidades na Física
·
É comum que, ao resolvermos algum exercício, seja necessário
realizar algumas conversões para que as unidades informadas sejam compatíveis entre
si. Dessa forma, conhecer as regras de conversão entre unidades é fundamental para
desenvolvermos corretamente exercícios.
·
O sistema internacional de unidades relaciona algumas grandezas fundamentais da Física com suas
unidades. Observe algumas dessas relações:
Grandeza |
Unidade |
Comprimento |
m - metro |
Tempo |
s - segundo |
Massa |
kg - quilograma |
Ampére |
A - corrente elétrica |
Mol |
mol - número de mol |
Candela |
cd - candela |
·
Todas as unidades do SI apresentam múltiplos e submúltiplos que
são escritos por meio dos prefixos do SI. Alguns dos prefixos do SI são k (quilo
– 10³), c (centi
– 10-2), M (mega
– 106), m (mili
– 10-3), entre outros.
·
Conversão de unidades de comprimento
·
A unidade de comprimento no
sistema internacional é metro. Nesse
sistema, metro é definido a partir da velocidade da luz, ou seja, trata-se do
espaço percorrido pela luz durante um intervalo de tempo de 1/299.792.458 s.
·
Existem diversas unidades de comprimento derivadas
do metro que são escritas por meio de prefixos. Confira a tabela abaixo:
Unidade prefixada |
Correspondente em metro |
1 μm - micrômetro |
0,000001 m |
1mm - milímetro |
0,001 m |
1 dm - decímetro |
0,1 m |
1 dam - decâmetro |
10,0 m |
1 hm - hectômetro |
100,0 m |
1 km - quilômetro |
1000,0 m |
·
Podemos realizar a conversão entre essas unidades de comprimento
por meio seguinte processo:
· · A figura acima mostra que, para cada unidade subsequente entre km e mm, dividimos ou multiplicamos por 10 de acordo com a transformação desejada.
·
Exemplos:
·
1
km = 1 x 10 hm = 10 hm
·
1
hm = 1 x 10 x 10 dam = 10 m
·
1
mm = 1/10 cm = 0,1 cm
·
Além das unidades de comprimento estabelecidas pelo SI, existem
diversas unidades conhecidas, porém menos utilizadas. Confira abaixo algumas
unidades de comprimento e sua relação com metro:
Unidade |
Relação com metro |
1 polegada |
0,0254 m |
1 pé |
0,3048 m |
1 jarda |
0,91 m |
1 milha |
1.609,34 m |
1 légua |
4828,032 m |
·
Para transformar qualquer medida em légua para metro, basta
multiplicarmos o valor informado pelo valor de correspondência dessa
unidade em metro. Por exemplo:
·
2,5 milhas =
2,5 x 1609,34 = 4023,36 m
·
·
Conversão de unidades de área
·
As unidades de área do sistema internacional de unidades e suas derivadas podem
ser facilmente transformadas de forma similar àquela empregada para a
transformação das unidades de distância. Observe:
·
·
Podemos converter medidas de área do SI em outras medidas de
área desse sistema. Nesse caso, basta multiplicarmos ou dividirmos seu
valor por 10²
(100) quantas vezes forem necessárias. Por exemplo:
·
1
km² = 1 x 100 hm² = 100 hm²
·
1
hm² = 1 x 100 x 100 m² = 10
000 m²
·
1
mm² = 1/100/100 dm² =
0,0001 dm²
·
Existem algumas unidades de áreas que são escritas em sistemas
diferentes do SI. Confira algumas delas:
Unidade |
Relação com metro quadrado
(m²) |
1 hectare |
10000 m² |
1 acre |
4046, 86 m² |
1 milha quadrada |
2.590.000 m² |
·
·
Conversão de unidades de volume
·
Para realizarmos conversões de volumes em unidades do sistema
internacional é muito simples, basta operarmos de forma similar às
transformações que fazemos em metros, dividindo ou multiplicando o valor pelo
fator 10³ (1000)
pela quantidade de vezes que forem necessárias. Observe a figura abaixo:
·
·
Confira alguns exemplos de conversão de volume:
·
1 km³ = 1 x 1000 hm³ = 1000 hm³
·
1 mm³ = 1 / 1000 / 1000 dm³
= 0,000001 dm³
·
·
Conversão de unidades de tempo
·
A unidade tempo do sistema internacional de unidades é segundo (s).
Atualmente, segundo é definido a partir do intervalo de tempo decorrido entre
9.192.631.770 transições hiperfinas do estado fundamental de energia do átomo
de césio.
·
Existem diversas unidades de medida de tempo, e todas podem ser
relacionadas ao segundo. Observe a tabela abaixo:
Unidade |
Relação com o segundo (s) |
1 minuto |
60 s |
1 hora |
3600 s |
1 dia |
86.400 s |
1 ano |
31.557.600,0 s |
·
Conversão de unidades de velocidade
·
A conversão entre unidades de velocidade mais comum é aquela que
relaciona metros por segundo (m/s) com quilômetros por hora (km/h). Para
realizarmos essa conversão, basta multiplicarmos a velocidade por 3,6 caso
desejemos transformá-la de metros por segundo para quilômetros por hora.
Observe a figura abaixo:
·
·
Veja abaixo alguns exemplos de conversão de velocidade:
·
10 m/s =
10 x 3,6 = 36 km/h
·
54
km/h = 54/3,6 = 15 m/s
· Veja também: Conversão de km/h em m/s
·
Lista de Exercícios
·
Questão 1
·
São consideradas unidades presentes no sistema internacional de
unidades (SI):
·
a) m, kg, s
·
b) cm, kg, s
·
c) m, g, s
·
d) km, g, h
·
e) mm, mg, h
·
Questão 2
·
Ao estudar a planta de uma construção, um engenheiro deparou-se
com unidades de área dadas em cm². Certo cômodo dessa construção apresentava
área de 120 000 cm². Essa área, expressa em m², equivale a:
·
a) 12 m²
·
b) 1200 m²
·
c) 12 m²
·
d) 346 m²
·
e) 0,12 m²
Relacione a coluna da esquerda com a coluna da direita.
Coluna da esquerda |
Coluna central |
Coluna da direita |
1) 10 m/s = 10 x 3,6= · |
|
A) 0,0508 m |
2) 54 km/h = 54/3,6= inversa é dividir |
|
B) 2,73 m |
3) m, kg, s |
|
C) |
4) 2polegadas |
|
D) 60 m/s |
5) 10 pés |
|
E) 30 m/s |
6)3 jardas |
|
F) 72 km/h |
7) 2 milhas |
|
G) Sistema internacional de unidades. |
8) 3 léguas
|
|
H)36 m/s |
9) 20 m/s = 20 x 3,6 = |
|
I) 3,048 m |
10) 108 km/h= 108/3,6= |
|
J) 15 m/s |
11)216 km/h= 216/3,6= |
|
K)3,218,68 m |
·
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