Conceitos de probabilidade
para que melhor possamos entender a probabilidade condicional podemos observar os conceitos abaixo:
Experimento aleatório
As condições aleatórias 👈👉de um experimento ou evento aleatório é que podemos calcular a probabilidade de maneira que seja nas mesmas condições ou seja tenha imparcialidade 👈de cada possibilidade do Espaço amostral 👉que é o espaço de todas as possibilidades de um certo evento.
Exemplo no lançamento de uma moeda ela não cai em pé pois não é viciada,
ou é cara (C) ou coroa (K) 👇
E = {cara, coroa}
👆 👇
Espaço amostral
A todos possíveis resultados para um evento é denominado de espaço amostral.
No lançamento de um dado, temos seis possibilidades, que são 👉{1, 2, 3, 4, 5, 6}.
No lançamento das 26 letras do nosso alfabeto que colocadas cada uma em um cartão temos um evento: lançamento das letras do nosso alfabeto e pegamos 👉uma letra entre as 26 letras como num sorteio. cada letra é um👉Evento.
são 26 letras: Espaço amostral 👉 E = {a, b, c, d, e, .........,z} ou 👉 A = {a, b, c, d, e, .........,z}
a possibilidade de sair qualquer uma das letras são nas mesmas condições, por isso chamamos de condições aleatórias, pois não se tem parcialidade na hora do sorteio, e a probabilidade de sair qualquer letra é de 1 em 26 letras ou seja 1/26.
Evento
Cada elemento do espaço amostral podemos considerar que é um evento, no caso das letras qualquer letra do nosso alfabeto pode sair em um sorteio como representando o evento do espaço de todas as possibilidades do espaço amostral que é representado pela letra A ou pela letra E.
Nenhum comentário:
Postar um comentário